Um festival que reúne artistas de diversas frentes, com nomes estampados no cenário cultural do Sul Fluminense. Apresentações artísticas em um espaço regado a gastronomia, diversão e muito entrosamento. A segunda edição do Festival Viva Cultura Alternativa promete repetir o sucesso ocorrido em seu lançamento e está programada para o dia 13 de julho (domingo), das 15h às 21h, no Espaço Viva Motion, Jardim Normândia, em Volta Redonda. A entrada será gratuita.
Confirmados já estão o grupo musical Living Sound, o artistas plásticos Vitor Nicolau e Zaqueu Pedroza, DJ Vitale, a cantora Carol Karpezi, o músico Paschoal Possidente Jr, presença do grupo Wataridori Taiko, o badalado maquiador Sérgio Júnior e um episódio especial do famoso “Pequenas Leituras”, com o Grupo Cênico Estudarte, trazendo os atores Demétrio Santos, Gustavo Rabello, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys.
-A ideia do Festival surgiu de uma conversa bem despretensiosa com o querido Sérgio Jr., de forma natural. Uma ideia que abraçamos de cara, pois tinha tudo a ver com o espaço. Procuramos criar um festival que valorizasse a arte e a cultura local alternativa, promovendo visibilidade, encontros e conexões – explica Natalia Lenskaia, também conhecida como Natasha, dançarina e uma dos responsáveis pelo Espaço Viva Motion.
Segundo ela, a diversidade artística sempre foi objetivo do espaço. “Desde sua criação, o Viva Motion foi idealizado como um espaço de multimovimento, integrando não apenas diversas atividades físicas e esportes, mas também o movimento artístico, cultural e social. Da concepção da marca até a estrutura do espaço, buscamos que a arte estivesse presente, em cores, em obras nas paredes, em um ambiente inspirador. Acreditamos que arte e movimento se complementam e são fundamentais para o cuidado do corpo, da mente e da alma”, comenta.
Já Eddy Mattos, dançarino e também sócio-proprietário do Viva Motion, conhecido por seu trabalho de “Animal Flow”, destaca as diferenças entre as duas edições do festival. “O primeiro evento foi mais singelo, um teste. E já tivemos ótimos feedbacks. Já nessa edição, ampliamos a proposta, incluindo uma diversidade maior de linguagens artísticas, com apresentações de música, dança, teatro e poesia e com vernissage de artistas plásticos. Dessa vez, teremos mais artistas se apresentando, gerando um fomento ainda maior para a cena cultural da região. E essa segunda edição promete ser linda!”, comenta, agradecendo a união e parceria dos diversos artistas e colaboradores que abraçaram a ideia.
Brenno Rocha, dançarino contemporâneo e também proprietário do espaço, complementa que há objetivo de continuidade para futuras edições. “Já queremos pensar numa próxima com mais visibilidade para nossos artistas. Criar novas possibilidades. Quem sabe com oficinas e premiações e outras formas de valorização. O futuro nos espera e a arte vem junto! E o nosso objetivo é que o Viva Motion continue sendo um espaço onde o movimento se expanda para além do físico — um lugar de troca, inspiração e pertencimento”, encerra.
O público terá acesso a diversas vertentes artísticas com nome já marcados no fluxo cultural do sul fluminense em um fim de domingo que, como o próprio nome já propõe, alternativo e leve, trazendo entretenimento contextual para todas as idades e gostos.