Na noite de segunda-feira (16), a Academia Volta-redondense de Letras, popularmente conhecida como AVL, inaugurou sua exposição comemorativa de vinte anos no Espaço das Artes Zélia Arbex, em Volta Redonda, reunindo diversos nomes do cenário cultural e político em grande estilo e com coquetel para os convidados.
Fotógrafos, artistas, escritores, poetas e autoridades marcaram presença, além de diversos membros da AVL, conhecidos como “imortais”. A exposição traz em seus murais, biografias de cada um dos quarenta integrantes efetivos, bem como dos vinte membros correspondentes – espalhados por todo o Brasil – e homenagens a membros já falecidos, além de mostrar listas de obras publicadas por acadêmicos, projetos e parcerias já desenvolvidos em suas duas décadas de trabalho.
Distribuídos em cartões decorados em paspatur, disponibilizados pelos murais próprios da galeria, as sessões são separadas por colores específicas, criando uma espécie de viagem por cada assunto definido pela AVL.
Histórico de presidências da academia estão centralizados, enquanto as janelas do espaço – em vidro como todo o restante – servem como murais para o projeto “Páginas Flutuantes” que esteve exposto em abril de 2023, na XVIII Jornada Cultural da FALERJ (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro), ocorrida na Galeria Cílio Bastos/Gacemss.

Segundo Anderson de Souza, secretário de cultura de Volta Redonda, a parceria da SMC com a Academia Volta-redondense de Letras já está consolidada com primazia. “Esta já é a segunda exposição da AVL no local, consolidando o espaço como um ponto de encontro da literatura em Volta Redonda.” comentou o secretário.
A parceria foi pioneira ao lançar o projeto “Poesia & Ponto”, levando obras de poetas de Volta Redonda em cartazes espalhados pelos pontos de ônibus de toda a cidade. A sequência tornou-se anual e, em breve, será publicada a nova edição do projeto.
-É um compromisso ímpar para com a Literatura e a cidade, em especial presenciar o esforço dos membros que trabalham em prol da história de uma instituição que carrega o objetivo de difundir cultura literária da língua portuguesa – confirma Jean Carlos Gomes, atual presidente da AVL ao ser questionado sobre sua emoção em ver o avanço da instituição, que recebeu Moção de Congratulações e Aplausos na Câmara Municipal de Volta Redonda neste ano.
A noite contou com a presença dos membros Ana Malfacini, Ângela Alves Crispim, Camila Cabral, Emiliana Magalhães, Guilherme Tadeu, Guto Mello, Jean Carlos Gomes, José Huguenin, Lee Brasil, Márcio Castilho, Raquel Leal, Regina Vilarinhos, Rodrigo Hallvys, Silvia Helena, Stael de Oliveira e Thalita Wutke.
“AVL – 20 anos de estímulo cultural em Volta Redonda” segue aberta para visitação gratuita até o dia 4 de julho, de segunda à sexta, das 9h às 17h.