Encontro visa apoiar e promover os produtores de café, cachaça e queijo artesanal da região
Criado em 2020, o Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café terá mais uma reunião no próximo dia 29. Desta vez, a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, vai sediar o encontro, que terá início às 13h30.
“O APL tem o objetivo de apoiar os produtores de café, queijo e cachaça do Vale do Café e incentivar novos produtores”, disse Wanderson Farias, assessor especial da Setur-RJ e coordenador das ações do Turismo na região.
Entre os destaques da reunião estão a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do laboratório de café na região do Vale do Café e a apresentação do Agrofundo, financiamento para os produtores de café, cachaça e queijo.
“Considerando o momento que o Vale do Café está passando, com avanços conquistados através da união da atividade turística com a agricultura, este novo evento será importante para fortalecer os três segmentos: queijo, café e cachaça”, ressaltou Wanderson.
O APL tem apoio das Secretarias de Estado de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Pesagro, Sebrae, Emater, Ascav, Ascarj, AQV e Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Turismo.
“A região do Vale do Café tem um potencial enorme para o turismo. E através dessa nova APL estreitaremos ainda mais os laços desse setor com a agricultura e nossos produtores de café, cachaça e queijo artesanal. Certamente o desenrolar desse encontro promoverá mais visibilidade, economia e atratividade para a região”, disse Tadeu Oliveira, secretário de Turismo de Barra do Piraí