O Festival POEMÚSICA acontece pelo terceiro ano consecutivo na região do Médio Paraíba fluminense, mais precisamente em Volta Redonda, com curadoria da jornalista, poeta e produtora cultural Flávia Souza Lima (natural de Volta Redonda e membro da AVL – Academia Volta-Redondense de Letras) e é realizado pela Planetário Produções Culturais. O projeto é realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Literatura Resiste RJ.
O Poemúsica versa sobre a poesia e alguns de seus desdobramentos. Propõe-se a pesquisar a fronteira e a interseção entre o que é a poesia do poema/livro e a da letra de canção. Procura ampliar a conversa literária para além das páginas impressas, apresentando-a também pelo viés da canção popular. Ou seja, a poesia encontrada em livros, poemas, canções, poetas e letristas é o assunto principal do projeto.
POEMÚSICA 2023
Esta edição foi dividida em três dias de apresentações inéditas, exclusivamente dedicadas à literatura escrita por mulheres. O conteúdo é trazido por seis convidados: um elenco antietarista composto por mulheres e pessoas LGBTQIA+ e pretas. Artistas, poetas, jornalistas apresentam visões sobre a poesia e a literatura moderna e contemporânea, autoral e negra. Seis poetas membros da AVL (Academia Volta-redondense de Letras) também integram o Poemúsica.
Autoras e participantes desta edição: Adélia Prado e Ana Martins Marques (poetas mineiras, pela letrista/escritora, cantora/compositora Leila Pinheiro); Clarice Lispector (pela atriz e cantora/compositora Sandra Pêra); Maria Isabel Iorio e Tom Grito (performance autoral); Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina de Jesus, Maya Angelou, Toni Morrison, Bell Hooks, Audre Lorde (pela jornalista especializada em música e literatura Patricia Palumbo e pelo poeta Paulo Sabino).
Para este último encontro desta edição, teremos a participação de Lee Brasil e Jéssica Regina, membros da AVL (Academia Volta-redondense de Letras), Maria Isabel Iorio e Patrícia Palumbo.
Maria Isabel Iorio é Poeta e artista visual, quem conhece um pouco da obra desta provocadora, curadora, dramaturga, performer, diretora, produtora e colaboradora de práticas artísticas e políticas, sabe e sua relação de intimidade com a palavra e com as situações de desconforto e de provocação sobre as quais escreve. É autora de “Em que pensaria quando estivesse fugindo” (2016/Ed. Urutau), “Aos outros só atiro o meu corpo” (2019/ Ed. Urutau) e “Dia sim dia não fazer chantagem”(2021/Quelônio). Participa com poemas em diversas antologias, inclusive na insensada “29 Poetas hoje”, organizada por Heloisa Buarque de Holanda. Atua na cena LGBTQIA+. Maria Isabel Iorio tem família em Volta Redonda e reúne poemas já publicados e inéditos para a sua primeira apresentação autoral na cidade de sua mãe, tios e avós.
A jornalista, radialista e autora Patricia Palumbo realiza o inédito encontro entre poemas e textos de escritoras negras brasileiras e do exterior, como se apresentando, ao vivo, um episódio de seu festejado podcast Peixe Voador.
Grande conhecedora de poesia, mediadora de eventos literários, apresentadora e profunda conhecedora da música brasileira, ela seleciona trechos de Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo, Audre Lorde, Maya Angelou, Bell Hooks, Angela Davis e outras escritoras expoentes.
SERVIÇO
FESTIVAL POEMÚSICA – 3ª Edição
Dia 25 de outubro (quarta), às 19:00
Poesia autoral: membros da AVL. Performance poética: Maria Isabel Iorio. Leitura poética: Patricia Palumbo – autoras negras clássicas
Horário: 19:00
Local: Teatro GACEMSS 2
Rua 14, n. 315 – Vila Santa Cecilia – Volta Redonda/RJ Informações na bilheteria do teatro – telefone (24) 3343-1770
Ingressos antecipados na bilheteria do teatro: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Gratuidades: Estudantes de escolas públicas de Volta Redonda. Estudantes de Letras das faculdades de Volta Redonda e região Médio Paraíba. Poetas e escritores da AVL (Academia Volta-redondense de Letras). Sócios do GACEMSS.
Capacidade: 115 lugares
Duração: 70 a 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Acessibilidade: todas as apresentações contarão com AD (audiodescrição) e intérprete de LIBRAS.
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Flávia Souza Lima
Realização: Planetário Produções Culturais
Produção local: Cris Ribeiro e Xan Braz (Laboratório Produções Artísticas)
Apoio: Teatro GACEMSS e AVL
Patrocínio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro